Sobre o Curso

JUSTIFICATIVA DO CURSO TÉCNICO EM QUÍMICA:

 

        A ciência seja ela natural ou exata, está, hoje intimamente ligada a tudo que se passa no planeta, seja pelas consequências  da atividade humana, seja pela própria compreensão de como funciona o planeta como um todo.

        Esse tipo de conhecimento é fundamental para a sobrevivência da nossa civilização, da nossa cultura, para que ela não desemboque num grande desastre. Para isso é importante a compreensão dos fenômenos que regem o planeta e a influência do homem sobre ele.

        A compreensão ampla do que a ciência pode oferecer a cada indivíduo, pode fazer com que cada um compreenda seu papel dentro da sociedade. POdendo também leva-lo a tomar decisões e escolher seu próprio caminho, que serão importantes tanto para a sociedade onde vive como para a sua vida.

        O Projeto de Química Ambiental Regional visa um paralelo de compreensão dos conteúdos programáticos de química do curso técnico (química orgânica, físico - química, bioquímica, análise química e microbiologia básica), em relação a tudo o que se passa no planeta, dando destaque aos problemas da nossa região. Por exemplo, o tema poluição, pode ser levado à sala de aula, não só por sua relevância, como também, por construir-se em valiosa ferramenta para uma oportunidade de corrigir idéias errôneas e confusas, que frequentemente ocorrem em relação ao significado de expressões como: poluição, ambiente contaminado e ambiente poluído.

 

Curso Integrado ao Ensino Médio Habilitação Técnico em Química

Nossos Alunos

 


Estágio Curricular Obrigatório

O Estágio de estudantes de cursos profissionalizantes, são amparados pela Lei nº 6.494/77, Lei nº 8.859 de 23/03/94 e Decreto nº 87.497 de 18/08/82.
De acordo com a grade curricular, o estágio é o atendimento exigido para a conclusão do curso. É uma atividade significativa para a formação profissional, que proporcionará condições para adquirir experiências em transferências de aprendizagem, unindo teoria e prática.
No Curso Normal, em Nível Médio, com Habilitação em Educação Infantil e Séries Iniciais, o Estágio realiza-se na 3ª Série e 4ª Série, nas Escolas de Educação Infantil e Ensino Fundamental da Região, na modalidade de Observação e Regência de Classe num total de 384 horas. No Curso de Ensino Médio de Forma Integrada Habilitação em Técnico em Química, o Estágio realizar-se-á nas empresas da Região, e de alguns municípios do Estado, que continuam mostrar interesse na contratação de Estagiários, para posterior contrato permanente de trabalho, contando com um coordenador do Curso e um coordenador de estágio, na 4ª Série, com uma carga de 20 h. semanais, totalizando 320 h., dividido entre 3ª e 4ª série.
 

 

 

 

Histórico da Escola

A Escola Básica Dr. Otto Feuerschuette, iniciou suas atividades pedagógicas em 1967 na casa São Marcos. Em 1969 foi inaugurado o prédio onde funciona até hoje, com o nome de Ginásio Assunção, fundado por religiosas com a finalidade de atender as filhas dos empregados da Companhia Siderúrgica Nacional – CSN, que funcionava em Capivari de Baixo, com o curso ginasial. Teve como primeira dirigente a Madre Gemma Emanoel, procedente da cidade de São Paulo. O Educandário funcionou por cerca de uma década, mas devido as dificuldades financeiras e a pouca procura de matrículas encerrou suas atividades em 1973, sendo posteriormente, suas instalações físicas vendidas para o governo do estado de Santa Catarina. No dia 03 de março de 1974 pelo decreto N/SE – 25/06/74 – nº 694, reabriu com o nome de Escola Básica Plácido de Castro, tendo como diretora a professora Zali de Souza Fréccia, atendendo o ensino fundamental. Em 19 de março de 1976, transformou-se em Colégio Estadual Dr. Otto Feuerschuette, nome este em homenagem ao primeiro médico da região, pelo Decreto SEE nº 248, atendendo a Pré-Escola, Ensino Fundamental e Ensino Médio; profissionalizante como Básico de Química, transformado em curso Técnico em Química no ano 1992. Em 1980, iniciou-se neste educandário o curso de Magistério e em 1995 também o Curso Técnico em Processamento de Dados em parceria com a escola básica. A partir do ano 2000 escola passou pelo processo de reordenamento passando a atender o Ensino Fundamental, Classe de Aceleração Nível II, Ensino Médio e Magistério de Educação Infantil e Séries Iniciais. No Ensino Médio, a partir do ano 2000, foi adotado o Sistema de Ensino Semestral. Cada escola elaborava a sua grade de acordo com a Lei 9394/96, Lei Complementar número 170/98, Diretrizes Curriculares para o Ensino Médio/MEC e orientações da SED. No ano de 2004, retornou o sistema anual de ensino contando, neste ano de 2007, com três turmas de Magistério de Educação Infantil e Séries Iniciais. No ano de 2004, foram implantadas Turmas do CEJA – Ensino Médio e Ensino Fundamental em parceria com a escola. No ano de 2010 foi criado o curso Técnico em Meio Ambiente. Atualmente a E.E.B. Dr Otto Feuerschuette conta com 1072 alunos, 46 educadores e tem como gestores Maria Anice Motta Floretino – Diretora e Salete Mendes Pereira – Assessora de Direção, Aguinaldo da Silva Vieira – Assessor de Direção.